Foto: Roraima1

Dois portais de notícias de repercussão no estado foram alvos de ataques cibernéticos na manhã desta quarta-feira (27), na capital. O Roraima 1 e o Roraima Em Tempo, informaram as tentativas de invasão hacker vindas de diversas partes do país e do mundo.

“São robôs, computadores de grupos especializados nisso, em invadir sistemas. O objetivo é sobrecarregar um sistema ou rede com um volume massivo de tráfego, deixando ele indisponível para os usuários legítimos”, explica o responsável pelo suporte técnico do Roraima 1, Ademilton Filho.

O jornalista Rubens Medeiros, diretor do Roraima 1, diz que esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. E alega cunho político para os ataques.

“Tentativa inútil de cerceamento, que precisa de um patrocinador muito forte para arcar com esse tipo de custo, de manter um grupo criminoso para derrubar portais de notícias especializados em política. Sempre em dias em que denúncias ou quaisquer outros assuntos políticos ganhem maior notoriedade, cujo teor não sejam do agrado de um grupo político, percebemos esse tipo de represália”, lamentou o jornalista.

“É um desafio até para as autoridades rastrear e elencar suspeitos, com as ferramentas que têm. Aqui nos resta combater investindo ainda mais em segurança cibernética, deixando o site ainda mais blindado. Lidar com esse tipo de situação amplia o desafio de se fazer jornalismo político em Roraima. Mas nós precisamos continuar mostrando pra sociedade o que se passa, dentro e fora da esferas de poder”, concluiu Medeiros.

O portal Roraima Em Tempo, do Grupo Égia de Comunicação, passou por situação semelhante, também esta manhã. A editora-chefe do noticioso informou que a ciber-segurança foi acionada para conter invasores que tentavam invadir o portal.

“Os ataques à imprensa ocorrem quando temos grande alcance. E o Roraima em Tempo vem se destacando a cada dia. Inclusive, na grande cobertura que fizemos ontem a noite no julgamento que houve no TSE. Nossas matérias foram muito acessadas e comentadas. Mas quem teria interesse de deixar um site especializado em política inacessível?“, questiona a jornalista Rosi Martins.

Os dois portais disseram ter ficado poucos minutos fora do ar. Os episódios foram rapidamente contornados, porém, os ataques não cessaram em sua totalidade. Ainda há instabilidade em alguns momentos, e o trabalho de blindagem dos servidores continua. Apesar disso, a navegação é segura e não afeta nenhum usuário.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here