polícia federal pacaraima
Foto: Ascom PF

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (12), a inauguração das novas instalações de sua Delegacia em Pacaraima. O diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, participou da solenidade. Estarão disponíveis à população os serviços de emissão de passaporte; de regularização migratória para entrada e saída do país; de pedido de residência e de refúgio, bem como a renovação da solicitação.

A Delegacia da Polícia Federal em Pacaraima foi criada em 21 de outubro de 2008. Já as obras da reforma tiveram início em janeiro de 2019 e custaram aproximadamente R$ 9 milhões.

As novas instalações têm espaços para atendimento ao público, setores administrativos e policiais, uma academia para atividade física, amplo estacionamento, proporcionando um ambiente moderno, confortável e plenamente adequado para o exercício das funções institucionais e para o atendimento à sociedade.

Essa delegacia localiza-se em uma das fronteiras mais estratégicas do país, visto que o fluxo migratório com a vizinha Venezuela é intenso. Isso exige um grande esforço por parte da Polícia Federal, quer para o controle da migração, quer para a concessão de documentos e de outros serviços relacionados ao trânsito de estrangeiros no Brasil.

Em seu discurso, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, ressaltou o papel estratégico das parcerias da PF com as forças de segurança dos estados, principalmente nas áreas de fronteira – caso de Pacaraima.

“Sem parceria, não há avanços no combate ao crime organizado. Nossa atuação é alicerçada na cooperação com as agências de segurança, o que embasa os avanços e bons resultados que estamos vivenciando na segurança pública, sobretudo no enfrentamento ao crime organizado. E aqui em Roraima não é diferente, onde desenvolvemos um trabalho com ética, eficiência, imparcialidade, inovação e integridade. Não perseguimos e não protegemos ninguém: trabalhamos com o rigor da lei e observando as balizas constitucionais para cumprirmos nossa missão”, observou o diretor-geral.

Sobre a estrutura, Andrei salientou que a nova sede concretiza a preocupação da PF com os homens e as mulheres que são alma da instituição: os servidores. “Só vamos avançar ainda mais como uma polícia forte e respeitada se mantivermos esse cuidado e essa atenção com os servidores de todos os cargos e níveis. Esse prédio é a materialização de tudo isso”, afirmou.

O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, falou em seguida. “Podemos dizer que hoje a Amazônia está mais fortalecida, sem dúvidas. No âmbito da Polícia Federal e do Ministério lançamos, ainda em 2023, o Plano Amas – Amazônia, Segurança e Soberania, que pela primeira vez instituiu um sistema de segurança pública integrado para a Amazônia legal brasileira. Obtivemos R$ 318 milhões para o Fundo da Amazônia junto ao BNDES para a instituição de melhorias e aquisição de equipamentos”, apontou o diretor.

O Superintendente da Polícia Federal em Roraima, Delegado Ronaldo Guilherme Campos, destacou a importância da inauguração. “Esta entrega representa mais do que a conclusão de uma obra física: simboliza a afirmação da presença do Estado brasileiro em uma das regiões mais sensíveis do território nacional e reforça o compromisso permanente da Polícia Federal com a lealdade, a segurança e a excelência do serviço público. É exatamente isso que essa sede representa: capacidade, estrutura, prontidão e respeito à nossa soberania nacional”, disse o delegado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here