Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29), a Polícia Civil de Roraima (PCRR) deflagrou a Operação Cerco Fechado, voltada à investigação da fuga de quatro detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), registrada no dia 2 de setembro de 2024. A ação ocorre simultaneamente em Boa Vista, Cantá, Rorainópolis e também no Estado do Amazonas.
De acordo com o delegado Wesley Costa de Oliveira, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e responsável pela coordenação da operação, o objetivo é identificar e responsabilizar pessoas que teriam ajudado os fugitivos.
“A Operação Cerco Fechado busca localizar e responsabilizar indivíduos que prestaram apoio logístico e financeiro aos foragidos, contribuindo para que permanecessem em situação de evasão”, explicou o delegado.
Ações simultâneas e mandados
Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo seis em Roraima — nos municípios de Boa Vista, Cantá e Rorainópolis — e seis no Amazonas.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Comarca de Boa Vista.
As investigações apontam que os fugitivos K.A.V., M.F.P., N.A.M. e T.E.C.D. são integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
O grupo recebeu apoio de pessoas ligadas à facção, responsáveis por fornecer recursos financeiros e suporte logístico para manter os detentos fora do alcance da polícia.
Atuação integrada
Além da Draco, a operação conta com o apoio de outras unidades da Polícia Civil, coordenadas pelos delegados Gianne Delgado Gomes, Matheus Fraga e Igor da Silveira.
No Amazonas, as ações são supervisionadas pelo delegado Hugo Cardias, com o suporte da Polícia Civil amazonense, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Drco).
O delegado Wesley Costa reforçou que o trabalho é resultado de investigação conjunta e contínua entre os dois estados.
“Essa integração entre as equipes tem sido essencial para avançar nas investigações e enfraquecer as redes de apoio aos grupos criminosos”, afirmou.








