Foto: divulgação/PCRR

Após diligências contínuas e ininterruptas, a Polícia Civil de Roraima deflagrou, nesta sexta-feira (20), a Operação Plomo ou Plata, por meio da Delegacia Geral de Homicídios (DGH), com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Departamento de Inteligência da Sesp (Deint). A ação resultou na prisão de três homens investigados pelo triplo homicídio ocorrido no dia 17 de fevereiro, no bairro Asa Branca, em Boa Vista.

De acordo com o delegado da DGH, Luís Fernando Zucchi, a resposta foi imediata. O crime aconteceu por volta das 12h, quando quatro suspeitos, divididos em duas motocicletas, chegaram à Rua Jair da Silva Mota e efetuaram diversos disparos contra três homens. Dois morreram no local e o terceiro chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

As vítimas foram Freddy Jose Portillo Perez, de 26 anos; Pedro Josue Fernandez Rivero, de 27; e Edwin Leonel Barreto Jimenez, também de 27 anos.

Ainda no dia do crime, as equipes iniciaram a reconstrução da rota de fuga, a identificação dos veículos utilizados e o levantamento de informações que levaram aos autores.

“Foram três dias de trabalho ininterrupto. Utilizamos diversas técnicas de investigação, identificamos os veículos e chegamos ao imóvel que servia de base para o grupo”, explicou o delegado.

Com os elementos reunidos, a operação foi deflagrada no bairro Jóquei Clube. Segundo a Polícia Civil, a quadra foi cercada para impedir a fuga dos investigados.

“Dois suspeitos tentaram escapar pulando muros de residências vizinhas, mas foram rapidamente alcançados e presos pelas equipes”, detalhou Zucchi.

Foram detidos L.J.B.H., de 27 anos; R.R.F.R., de 26; e O.E.P.G., de 25 anos.

Durante a ação, os policiais apreenderam armas de fogo com calibres compatíveis com os utilizados no crime, munições, porções de drogas prontas para venda, balança de precisão, placas veiculares soltas, celulares e o veículo apontado como carro de apoio na execução.

Os três foram conduzidos à sede da DGH e autuados em flagrante por triplo homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de arma de uso restrito, porte de arma de uso permitido e dano qualificado. Eles devem ser apresentados neste sábado (21) em audiência de custódia.

O nome Plomo ou Plata, expressão em espanhol que significa “Chumbo ou Prata”, faz referência a um método de intimidação atribuído a organizações criminosas, em que a vítima é coagida a escolher entre pagar valores exigidos ou sofrer represálias violentas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here