A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um projeto de lei que institui a Política Estadual de Atenção Integral a pacientes com Alzheimer, fibromialgia e lúpus. A proposição tem como intuito o fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao “Fevereiro Roxo”, mês voltado a campanha nacional de conscientização sobre doenças crônicas em Roraima.
“A intenção é garantir de forma eficaz o acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento adequado e à assistência multidisciplinar, assegurando a melhoria da qualidade de vida desses pacientes, bem como seus familiares e cuidadores”, explicou Joilma.
A fim de aperfeiçoar os serviços de atendimento médico, a matéria da parlamentar visa a promoção de parcerias entre o Sistema Único de Saúde (Sus) e outros órgãos e entidades públicas, organizações internacionais ou entes de direito privado.
“Nossa proposta é aperfeiçoar as relações entre a rede pública e os estabelecimentos privados de saúde, para que se torne mais fluente a troca de dados a respeito das doenças crônicas e dos respectivos procedimentos terapêuticos. Vale ressaltar que a implantação de centros de referência para diagnóstico e tratamento também são pontos inclusos no projeto de lei”, informou a deputada.
A proposição de Joilma incube ainda ao Poder Público, a realização de campanhas de esclarecimento e conscientização sobre as doenças crônicas. “A difusão do conhecimento sobre tais doenças é necessária, principalmente para os profissionais de saúde que terão a responsabilidade de atender ao paciente de forma adequada e com tratamentos específicos. Mas para isso, é necessário que se estimule o desenvolvimento de estudos e pesquisas, principalmente com vistas à adoção de políticas de saúde com a prevenção e ao controle das doenças crônicas a esses cidadãos que tem por direito a dignidade de um atendimento médico e hospitalar de qualidade”, finalizou a deputada.