Sede da Polícia Federal em Boa Vista. Foto: Roraima1

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Metal Pesado para investigar a entrada e a comercialização irregular de mercúrio no Brasil, com foco em Roraima.

Segundo a PF, a investigação começou em agosto de 2024, após a prisão em flagrante de um homem em Bonfim, na fronteira com a Guiana. Ele tentava entrar no país transportando cerca de 103 quilos de mercúrio metálico sem autorização legal. 

A partir do caso, as apurações avançaram e passaram a indicar a existência de um grupo criminoso envolvido na comercialização ilegal do material, além da negociação de ouro.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema teria ramificações internacionais, com atuação na Guiana, na Venezuela e também em Roraima. 

O mercúrio é uma substância frequentemente associada ao garimpo ilegal, sendo utilizada na extração de ouro, prática que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde.

A operação busca aprofundar as investigações, identificar outros envolvidos e mapear a cadeia de distribuição do material no estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here