Pista do Hélio. Foto: divulgação/Catrimani II

O Comando Conjunto Catrimani II destruiu mais uma pista de pouso clandestina, que servia para a logística do garimpo clandestino em terras indígenas de Roraima. No domingo (8), foi a vez da pista do Hélio, nas proximidades do Rio Catrimani, na Terra Indígena Yanomami (TIY). Durante a ação, foi necessário uso de explosivos para a detonação da pista.

A operação envolveu militares do Exército Brasileiro (EB), que foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação de combate ao garimpo clandestino acontece em diversas frentes, dentro e fora da TIY. O objetivo central é desmantelar a infraestrutura que sustenta a mineração ilícita e proteger as comunidades indígenas afetadas por essas atividades.

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here