Uma onça-parda foi vista na manhã desta segunda-feira (20) na avenida Jaime Brasil e nas proximidades da Escola Estadual São José, no Centro de Boa Vista. O animal teria circulado por uma área interna da unidade, que está parcialmente em obras, segundo relatos de funcionários.
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) foi acionado e iniciou o isolamento do local, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
As buscas foram conduzidas pela Companhia de Busca e Salvamento, com o uso de drones e cães farejadores, mas o felino ainda não foi localizado. Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que as buscas pelo animal foram retomadas no período da tarde.
Uma equipe de veterinários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis colocou armadilhas nos locais onde foram encontradas pegadas do animal. O monitoramento está sendo realizado com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima, tanto por via terrestre quanto com o uso de drones.
“O CBMRR orienta a população a não se aproximar do animal em caso de avistamento e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou a Cipa, pelo 190”, orientou a corporação em trecho da nota.
Outro caso – No dia 30 de setembro, outra onça-parda assustou moradores e pedestres no Centro de Boa Vista. À época, o Corpo de Bombeiros chegou a fazer buscas com auxilio de cães farejadores e drones, mas o animal não chegou a ser localizado.