Oito foragidos com mandados de prisão em aberto em Roraima aparecem na lista nacional do Projeto Captura, plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública que reúne criminosos considerados estratégicos no combate ao crime organizado em todo o país. A relação é formada por pessoas apontadas pelos órgãos de segurança estaduais como alvos prioritários para captura.
A lista divulgada na plataforma oficial apresenta fotos e dados de identificação dos procurados vinculados a Roraima, como nome completo, CPF e data de nascimento. O material integra o sistema nacional de buscas por foragidos com mandados judiciais ativos.
De acordo com o Ministério da Justiça, os nomes são incluídos na plataforma com base em três critérios principais, envolvimento em crimes graves ou hediondos, participação em organizações criminosas e existência de mandado de prisão em aberto. Cada estado indica apenas oito foragidos considerados estratégicos, o que significa que a lista não contempla todos os procurados da Justiça.
A pasta federal também alerta que, embora os alvos sejam listados por estado de origem do mandado, eles podem estar em qualquer parte do país. Para consulta completa de mandados, o cidadão deve acessar o Banco Nacional de Mandados de Prisão.
O Projeto Captura funciona de forma integrada com os órgãos de segurança pública e permite que a população contribua com informações sobre a localização dos foragidos. As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelos canais oficiais 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e 181 do Disque-Denúncia.
A identidade do denunciante é mantida sob sigilo absoluto. Segundo o Ministério da Justiça, toda informação recebida passa por verificação antes de ser encaminhada às forças de segurança responsáveis pelas operações de captura.









