Foto: Divulgação

No próximo sábado (30), às 15h, o Núcleo ECCA de Roteiristas de Roraima realiza o evento “Tudo o que você deveria saber sobre roteiro (e não teve para quem perguntar)”. O encontro é aberto a todo o público, com entrada gratuita e será realizado na sala 133 do Bloco 1 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A ideia é aproximar a comunidade ao universo do roteiro audiovisual, uma área essencial para a criação de filmes, mas ainda pouco conhecida e não tão acessível.

O evento é realizado com apoio do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da UFRR.

Como explica a roteirista Elisa Coimbra, que também é integrante do Núcleo, a ideia é “lançar luz sobre informações que ainda são inacessíveis para muitas pessoas e tornar o ofício mais próximo da comunidade. Queremos aproximar o público do trabalho de roteiristas de cinema e audiovisual, mostrando desde o processo criativo até os aspectos de mercado da profissão”, diz.

A programação prevê uma apresentação sobre o que é e como funciona o Núcleo de Roteiristas de Roraima, seguida pela exposição dos projetos de longa-metragem que estão em desenvolvimento pelos bolsistas do grupo. Os participantes terão espaço para fazer perguntas diretas aos roteiristas, em um formato de conversa aberta e didática.

Entre os temas que serão abordados estão, por exemplo, o que é um roteiro e como ele pode ser construído; os caminhos para quem deseja se tornar roteirista; as etapas de pesquisa, o desenvolvimento de personagens, o que é uma escaleta e o argumento de um roteiro; além do que é pitching (apresentação concisa de projeto), quem são os players (empresas e profissionais que compram, vendem ou investem em roteiros) e as rodadas de negócio.

“Queremos que o público traga suas dúvidas e que a partir delas possamos desenvolver as falas. A proposta é tanto técnica quanto formativa: mostrar como se escreve um roteiro, mas também como funciona o mercado”, explica Elisa.

Evento aberto a toda a comunidade

O evento se dirige a todas as pessoas interessadas – desde quem já pensa em seguir carreira no audiovisual até os curiosos que desejam conhecer mais sobre a profissão.

Para Elisa, a iniciativa é significativa especialmente em Boa Vista: “Nós não temos muitos eventos focados em roteiro. Esse encontro é uma oportunidade de expandir a diversidade de participações, formar novas conexões e contribuir com a próxima geração de roteiristas no estado”.

Núcleo de Roteiristas

O Núcleo ECCA de Roteiristas de Roraima é uma iniciativa da Tambaqui Cultural e da Escola de Comunicação e Artes da Amazônia (ECCA), com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, executada pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Roraima.

Atualmente, o Núcleo reúne nove roteiristas em atividades de desenvolvimento de projetos e formação continuada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here