O prefeito de Normandia , Gute Brasil, determinou a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, caseiras ou de uso profissional,em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais e industriais do município. O decreto com data dessa terça-feira (5) foi publicado hoje no Diário Oficial dos Municípios de Roraima.
A norma determina que o uso das máscaras será obrigatório até o final do estado de emergência em saúde pública decretado no município ao Norte do Estado em março. Normandia já confirmou dois casos de coronavírus em moradores da cidade
A decisão atende a recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR) que pedia a obrigatoriedade no uso dos equipamentos na cidade e em mais nove municípios.
BALIZA
Em São João da Baliza, ao Sul do Estado, a medida também foi tomada por meio de decreto por tempo indeterminado. A decisão prorroga também o toque de recolher no município, a partir das 20h.
No documento assinado pelo prefeito do município, Marcelo Jorge, a situação de emergência situação de emergência também foi prorrogada, assim como a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal, que somente poderão voltar a partir do dia a 31 de maio.
Com as novas regulamentações, sobe para sete o número de municípios que determinaram o uso obrigatório do equipamento de proteção. Pacaraima, Rorainópolis, Amajari, Caracaraí e Caroebe já haviam publicado decretos. Em Boa Vista, a restrição vale para servidores municipais e donos de estabelecimentos comerciais.