Hospital Universitário
Foto: Arquivo/ Secom RR

O governo federal realiza neste fim de semana o maior mutirão de cirurgias da história do Sistema Único de Saúde e, em Roraima, a ação garante mais de 100 atendimentos entre consultas e exames especializados. Os procedimentos ocorrem neste sábado (13) e domingo (14), exclusivamente para pacientes do SUS previamente agendados.

Os atendimentos no estado serão realizados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, localizado na Avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia, em Boa Vista. A unidade integra a rede de hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e mobiliza, em todo o país, 188 hospitais públicos, universitários, Santas Casas e entidades filantrópicas. Ao todo, estão previstos 61,6 mil procedimentos, entre cirurgias, consultas e exames, sendo 11,5 mil cirurgias concentradas neste fim de semana.

O objetivo central do mutirão é reduzir a fila de espera por procedimentos especializados no SUS, especialmente nas áreas de gastroenterologia, urologia, ortopedia, cardiologia e cirurgias plásticas reparadoras. Também estão sendo ofertados exames como ultrassonografias, tomografias, endoscopias e ressonâncias magnéticas.

Em âmbito nacional, cerca de 100 Santas Casas e hospitais filantrópicos devem realizar aproximadamente 9 mil cirurgias. Já os hospitais universitários da rede Ebserh e unidades federais vinculadas ao Ministério da Saúde concentram parte expressiva das consultas e exames especializados.

Segundo o governo federal, esta edição do mutirão amplia em 53 por cento a oferta de atendimentos em relação à última ação realizada em setembro. A expectativa é consolidar 2025 como o ano de maior expansão da assistência especializada do SUS na última década.

Além dos mutirões, o programa Agora Tem Especialistas prevê medidas como ampliação do horário de funcionamento dos serviços de saúde, uso de carretas especializadas, formação de médicos especialistas e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar gratuito pelo SUS.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here