Foto: Pablo Felippe – Coordcom/UFRR

De 12 a 19 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (UFRR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove um mutirão de saúde indígena. A iniciativa faz parte do Ebserh em Ação, promovido em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que o HU-UFRR participa da mobilização nacional.

Durante a ação, são ofertados exames de imagem (raio-x, tomografia e ultrassonografia) a pacientes indígenas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e das Casas de Saúde Indígena Yanomami e Leste Roraima. “Essa iniciativa da Rede Ebserh tem por objetivo diminuir as filas de atendimento. Nossa expectativa é realizar 120 exames de imagem nesse período”, destacou a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFRR, Ana Nery Oliveira.

O vice-reitor da UFRR no exercício da Reitoria, professor Silvestre Lopes da Nóbrega, acompanhou o mutirão e parabenizou a Ebserh pela iniciativa. “É um grande mutirão de saúde no País inteiro. Aqui em Roraima, especialmente, estamos com atendimento de exames especializados para a população indígena, na nossa Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas, a primeira do Brasil”, afirmou.

Zenaide Peres, indígena da etnia Macuxi, é orientadora de serviço do PET Saúde Indígena da UFRR. Ela reforçou a importância da mobilização para o atendimento das demandas de saúde dos povos indígenas. “[O mutirão] vai nos ajudar a suprir uma demanda reprimida, e os principais beneficiários são os nossos povos. E a Universidade tem aberto portas para que nossos estagiários do PET Saúde Indígena atuem aqui [no Hospital Universitário] e participem desse momento”, disse.

Pela saúde pública

A segunda edição de 2025 do Ebserh em Ação foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 34 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here