O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu uma investigação para apurar a falta de professores na Vila Sacaí, região do Baixo Rio Branco, em Caracaraí. A medida foi oficializada por portaria assinada pela promotora substituta Vanessa Rende Queiroz.
Segundo o órgão, o procedimento busca verificar a oferta de ensino nos níveis básico e médio na comunidade. A publicação foi feita no Diário da Justiça Eletrônico e será conduzida pela Promotoria de Caracaraí.
A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que já foi notificada e que irá se manifestar dentro do prazo estabelecido pelo MPRR. Informou ainda que em agosto, a pasta lançou o Edital nº 97/2025 com 18 vagas e cadastro reserva para professores destinados ao interior e ao Baixo Rio Branco. Cinco profissionais das áreas de Matemática, Geografia, História e Ciências já foram convocados.
A Seed explicou que comunidades ribeirinhas como Sacaí, Terra Preta, Canauini, Remanso e Itaquera adotam o modelo de ensino itinerante, no qual o docente cumpre a carga horária em uma localidade e depois segue para outra, atendendo todas as escolas da região.
A secretaria acrescentou que estuda a implantação de aulas on-line. Uma equipe técnica esteve na região no mês passado para instalar computadores e internet como parte do projeto-piloto.