
O município de Bonfim, ao Norte de Roraima, está na mira do Ministério Público de Roraima (MPRR). A prefeitura é alvo de um inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça da cidade. A portaria de instauração foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (Dje) desta sexta-feira (23).
De acordo com a promotora Renata Borici, a investigação será iniciada após o órgão ser notificado sobre o irregular descarte de resíduo hospitalar ocorrido em setembro de 2019 no município. Ainda de acordo com a denúncia, não há contrato existente para destinação dos resíduos produzidos nas unidades de saúde da cidade ao Norte do Estado.
O descarte irregular de lixo hospitalar pode causar danos ao meio ambiente e à saúde pública. é de responsabilidade dos hospitais e outros tipos de estabelecimentos de saúde a triagem dos tipos de resíduos que são gerados, onde a seleção deve seguir as normas técnicas e o material deve ser acondicionado e armazenado de maneira adequada o lixo hospitalar para a coleta.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde de Bonfim informa por ser uma quantidade pequena de lixo hospitalar, havia um compromisso com o hospital estadual em Bonfim para que os resíduos das unidades de saúde do Município fossem descartados junto ao lixo do hospital estadual, uma vez que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) possui contrato com uma empresa para o descarte adequado.
O que ocorreu em setembro do ano passado foi um equívoco na comunicação com a diretoria do hospital à época. Contudo, a situação foi logo resolvida.
O Ministério Público Estadual já foi informado que o Município sempre descartou corretamente o lixo hospitalar, o que será demonstrado durante o andamento do inquérito.