Foto: Site oficial da empresa

O Ministério Público de Roraima (MPRR) instaurou o Procedimento de Investigação Criminal (PIC) nº 000150-020/2025 para apurar suposto crime ambiental cometido pela empresa Vila Nova Amazon Agência de Viagens Ltda na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Xeriuini, localizada na região do Baixo Rio Branco, entre os municípios de Caracaraí e Rorainópolis.

Segundo a portaria, assinada pelo promotor de Justiça Válcio Luiz Ferri, a empresa teria construído 10 chalés, 2 barracões e outras edificações em uma área de 0,27 hectares sujeita a licenciamento ambiental, sem autorização do órgão competente. O empreendimento está relacionado à atividade de pesca esportiva com fins comerciais.

Veja a portaria:

Femarh constatou ausência de licença para construções

O caso teve início a partir de uma denúncia anônima recebida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). Após apuração, a Diretoria de Licenciamento Ambiental constatou que a empresa possuía licença válida apenas para operar barco-hotel, na modalidade “pegue e solte”, sem autorização para construir em solo firme dentro da unidade de conservação.

A Femarh informou que, diante da irregularidade, foi realizada uma ação de fiscalização entre os dias 2 e 11 de setembro de 2024, com apoio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar de Roraima, nos municípios de Rorainópolis e Caracaraí.

Empresa continua comercializando pacotes

O site da empresa continua no ar, oferecendo pacotes turísticos com hospedagem no local. O material promocional descreve a estrutura como um “Jungle Camp de alto padrão” e menciona que o acampamento foi construído com madeira certificada e mão de obra local, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Xeriuini, em uma área descrita como de acesso exclusivo, fora do alcance de outras operadoras.

O empreendimento, chamado “Xeriuini Lodge”, também é divulgado por quem já passou pelo local. Em um vídeo publicado nas redes sociais e compartilhado pelo perfil oficial da empresa, um hóspede descreve a estrutura. 

“Chegando no Xeriuini Lodge nós temos um trapiche exclusivo com essa rampa de acesso e um deck. Tanto do lado direito quanto do lado esquerdo nós temos esses dois decks altos para apreciar o rio. À frente, o refeitório. Saindo do refeitório, nós temos cinco barracas do lado direito e cinco barracas do lado esquerdo, com capacidade para atender nove duplas, dezoito pessoas. Temos redes para descansar. Cada barraca tem banheiros exclusivos com pia e chuveiro”, informa. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here