O Boa Vista Airport recebeu 216 mil passageiros no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, informou a VINCI Airports, permissionária do aeroporto.
Entre janeiro e junho, o aeroporto registrou 1.410 operações de pouso e decolagem. A tendência de crescimento observada em Boa Vista acompanha números nacionais. No Brasil, os oito aeroportos operados pela VINCI registraram, no 2º trimestre, alta de 12% no número de passageiros na comparação com o mesmo período de 2024, com a movimentação de mais de 3 milhões de pessoas.
Apesar dos resultados positivos em Roraima, a companhia aérea Latam anunciou que vai encerrar seu voo diário direto para Brasília, a partir de outubro. No lugar, um novo voo para Guarulhos, São Paulo, será iniciado três vezes por semana. A companhia justificou que a decisão de encerrar o voo vespertino se baseia em um levantamento interno, que apontou que cerca de 70% dos passageiros com destino a Brasília seguem para outras cidades das regiões Sul e Sudeste.
A mudança ocorreu após a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), anunciada pelo governador Antonio Denarium (PP) como medida para atrair novas rotas ao Estado. No entanto, na prática, a malha aérea local não foi ampliada, mas sim ajustada: uma rota nova foi criada enquanto outra, já consolidada, será encerrada.