Foto: Bruno Perez/ Agência Brasil.

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), que analisa ser candidato ao Senado por Roraima no ano que vem, retirou, na madrugada deste sábado (26), a barraca montada em frente a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), após decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lopes montou acampamento no final da tarde de ontem e anunciou que ficaria acampado em greve de silêncio em protesto contra as medidas do tribunal adotadas contra o ex-presidente e seus aliados.

A decisão de Moraes foi tomada após a Procuradoria-Geral da República apresentar uma representação pela decretação de medidas cautelares de remoção imediata e proibição de acesso e permanência de deputados federais acampados na praça dos Três Poderes, assim como de quaisquer outros indivíduos na frente do STF.

O ministro vedou qualquer ocupação ou obstrução da Praça dos Três Poderes, e também determinou às autoridades locais do Distrito Federal a adoção das medidas preventivas e repressivas cabíveis, com a identificação e documentação de quaisquer práticas ilícitas, sob pena de responsabilização pessoal dos agentes públicos “com competência legal para agir em face dessas condutas”.

Moraes determinou ainda a prisão em flagrante com base na prática de resistência ou desobediência ao ato de autoridade pública para quem descumprir a decisão.

Visitas a Roraima 

Eleito pelo estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) utilizou dinheiro da Câmara para custear voos a Boa Vista, Roraima. As viagens ao estado, a mais de 3,4 mil quilômetros da capital fluminense, chamam atenção não pela distância, mas pelo nome do parlamentar ser ventilado para disputar o Senado em 2026 por um estado da região Norte.

Entre 2023 e 2024, a Câmara emitiu 13 passagens aéreas, em nome do deputado, que com origem no Aeroporto Internacional de Brasília e destino ao Aeroporto Internacional de Boa Vista. Os bilhetes custaram mais de R$ 18 mil à Câmara.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here