Em solenidade realizada nesta sexta-feira (16) no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) entregou a Medalha de Mérito Judiciário ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.
A honraria, concedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições à Justiça e à sociedade. Nesta edição, o ministro Edson Fachin foi homenageado por sua trajetória de defesa da legalidade, dos direitos humanos e da democracia.
Representando o Parlamento estadual, o presidente Soldado Sampaio destacou, durante a solenidade, a importância do diálogo institucional e aproveitou a ocasião para apresentar ao ministro um panorama dos principais desafios enfrentados por Roraima.
“Recebemos o ministro com alegria e, em nome da Assembleia Legislativa, reforçamos que Roraima é uma terra de esperança, de oportunidades e que acolhe a todos com generosidade. Também compartilhamos os impactos da migração e a importância de manter viva a defesa das minorias. É essencial que essas informações sejam socializadas, sobretudo com quem, em breve, presidirá o STF”, afirmou o parlamentar.
O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem e reforçou a relevância da atuação conjunta entre os entes da Justiça e demais instituições democráticas.
“Recebo esta homenagem com gratidão e me sinto, desde já, ligado a esta terra que tão generosamente me acolhe. Se esse acolhimento continuar assim, corro o risco de voltar. Esta medalha reconhece não só a mim, mas todo o sistema de justiça brasileiro”, declarou o vice-presidente do STF.
O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, também exaltou a trajetória do homenageado e sua contribuição para o fortalecimento do Judiciário.
“Esta homenagem reconhece um dos mais respeitados magistrados do país. Sua trajetória profissional e seu compromisso com a Justiça refletem os valores mais elevados da magistratura brasileira”, afirmou.