
O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em nove municípios de Roraima por causa do inverno intenso que atinge, principalmente, o interior do estado.
A situação de calamidade foi reconhecida após reunião em Brasília entre o governador de Roraima, Antonio Denarium, e os ministros Rogério Marinho e João Roma, nesta terça-feira (6).
Foram contemplados os municípios de Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã que estão isentos de fazer licitação para contratar empresas de serviços que sejam necessários “às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres”.
Com o reconhecimento da situação de calamidade, os órgãos estaduais estão autorizados, ainda, a atuarem em ações de prevenção, resposta a desastres, reabilitação e reconstrução de cenários em decorrência das enxurradas.