
O Ministério do Esporte visitou nesta terça-feira (23) o município de Uiramutã, e anunciou a construção de estruturas esportivas em terras indígenas. Localizado no extremo norte do Brasil, na fronteira com a Venezuela e a Guiana, o município abriga cerca de 15 mil pessoas.
A ação faz parte do projeto Ministério Itinerante. “É a primeira vez que o Ministério do Esporte marca presença por aqui. Nunca houve a visita de um ministro, nem ações ou infraestrutura esportiva”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca. Essa realidade, no entanto, está prestes a mudar: Uiramutã receberá um Centro Esportivo Comunitário por meio do Novo PAC Seleções, que beneficiará toda a região.
“Por determinação do presidente Lula, seguimos trabalhando pelos quatro cantos do país, democratizando o acesso ao esporte e cuidando de quem mais precisa”, completou Fufuca.
Atualmente, a comunidade utiliza um terreno como campo de futebol. O espaço foi inscrito no PAC para receber uma infraestrutura completa, com campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação.
Projeto esportivo
Já na capital em Boa Vista, o ministro Fufuca participou com representantes do Instituto Ietnos – Instituto de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade da Amazônia – da entrega de diplomas dos núcleos esportivos do Projeto Mão Amiga, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Defensor Stélio Dener, junto ao Ministério do Esporte.
O projeto promove inclusão social e cidadania por meio do esporte, beneficiando crianças e adolescentes em Roraima e municípios vizinhos. Com núcleos de futebol, vôlei, artes marciais e outras modalidades, a meta é alcançar ao menos 2 mil pessoas, oferecendo alternativas saudáveis de lazer e convivência.
Investimentos federais
Uiramutã também tem sido beneficiado por diversas ações do Governo Federal em 2025. Entre janeiro e fevereiro, foram transferidos R$ 7,81 milhões ao município, além de R$ 4,61 milhões destinados ao Bolsa Família, que atende 2,24 mil famílias — a maioria delas chefiada por mulheres.
Na saúde, o município conta com três médicos do programa Mais Médicos, duas UBS e quatro equipes de Saúde da Família. Na educação, quase 6 mil alunos foram contemplados com livros didáticos e 1,9 mil com alimentação escolar.
Outros destaques incluem repasses para a cultura, fiscalizações ambientais e 279 novas ligações do programa Luz para Todos desde 2023.