Senador Mecias de Jesus (Republicanos). Foto: Agência Senado

O senador Mecias de Jesus (Republicanos) terá que devolver aos cofres públicos a quantia estimada em R$ 1.908.135,20, além de multa, segundo decisão emitida nesta segunda-feira (24) pela Justiça Federal em Roraima. O valor é referente ao caso que ficou nacionalmente conhecido como “Escândalo dos Gafanhotos”, de 2003.

Segundo a justiça, as autoridades envolvidas criaram naquele ano um esquema de saque de dinheiro público por meio da inclusão de nomes a uma folha de pagamentos paralela à folha de servidores normal do Estado. Os “beneficiados” pelos pagamentos assinavam procurações para um número reduzido de funcionários públicos e seus familiares que sacavam a maior parte dos valores e repassavam quantias irrisórias para os titulares das contas.

Na operacionalização da fraude havia a participação da empresa NSAP Ltda que era responsável pelo cálculo e pagamento das folhas de funcionários do governo. O esquema funcionou de 1998 a 2003. Entre as dezenas de presos esteve o criador do esquema, o ex-governador Neudo Campos.

Em nota, o senador disse que a ação está em curso há mais de 18 anos, e que se trata de uma jogada de seus adversários políticos.

“O Ministério Público nunca apresentou qualquer prova de que ele tenha participado, direta ou indiretamente, de algum ato ilícito. A sentença se baseia em meras suposições e em depoimentos vagos, todos de pessoas que, por diversas razões, gostariam de me imputar falsamente algum ato ilícito; Ninguém pode ser condenado por meras suposições, ainda mais quando a instrução do processo demonstra que jamais participei de qualquer suposto ato ilícito, ainda que indiretamente; Respeito o Poder Judiciário e tenho certeza de que a sentença será anulada ou reformada, até porque não considerou a prova que deixava evidente minha completa inocência”, divulgou.

Com a decisão, o Senado poderá abrir processo de impeachment contra o senador por Roraima. Ele ficará inelegível por 5 anos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here