O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) declarou apoio ao atual Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, a escolha de um ministro da Corte “é uma decisão que define o rumo das instituições e da democracia”.
Mecias afirmou acreditar na capacidade técnica e na competência de Messias, ressaltando o trabalho “sério e responsável” que ele vem desempenhando à frente da AGU. O senador também afirmou que pretende votar e atuar politicamente para que o nome do advogado seja aprovado pelo Senado.
“Acredito na capacidade técnica e na competência de Jorge Messias, que tem feito um trabalho sério e responsável na AGU. Por isso, vou votar e trabalhar para que ele seja eleito ministro do STF”, declarou Mecias.
Quem é Jorge Messias
Jorge Messias, de 45 anos, é o principal cotado para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que anunciou aposentadoria antecipada. Próximo ao núcleo político do PT, o atual chefe da AGU é considerado o favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a indicação.
Caso seja escolhido e aprovado pelo Senado, Messias poderá permanecer até 30 anos no Supremo, já que a aposentadoria compulsória dos ministros ocorre aos 75 anos. Se isso ocorrer, ele será o mais jovem integrante da Corte, seguido de Cristiano Zanin, de 49 anos.