Senador Mecias (Republicanos-RR). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) informou neste domingo (8) que desistiu de disputar a reeleição ao Senado este ano para assumir a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR).

“Eu não estou saindo da luta, eu continuo na luta, só que agora em outra trincheira: para continuar apoiando cada um de vocês eu vou para o Tribunal de Contas do Estado de Roraima na próxima quarta-feira”, disse em evento político.

A indicação de Mecias para o cargo havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima em agosto de 2025, com ampla maioria dos deputados estaduais. O nome do senador recebeu 22 votos favoráveis no plenário da Casa.

Posteriormente, em janeiro deste ano, o governador Antonio Denarium formalizou a nomeação por meio de decreto, abrindo prazo legal para que o parlamentar decidisse se deixaria o mandato no Senado para assumir o cargo vitalício no tribunal de contas.

Para tomar posse no TCE-RR, Mecias precisa renunciar ao mandato no Senado, que se encerraria apenas em fevereiro de 2027. Caso a saída seja formalizada, a primeira suplente, Roberta Acioly, deverá assumir a cadeira no Congresso Nacional até o fim da legislatura.

Nos últimos meses, a decisão do senador gerou especulações nos bastidores da política roraimense. Em fevereiro, por exemplo, Mecias chegou a sinalizar que poderia disputar novamente o Senado, o que gerou divergências públicas com o governador Denarium sobre a vaga no tribunal de contas.

O cargo de conselheiro do TCE é considerado estratégico no sistema de controle das contas públicas do estado. A função inclui fiscalizar a aplicação de recursos públicos, analisar denúncias e auxiliar o Legislativo no julgamento das contas do governo estadual e das prefeituras.

Mecias poderá permanecer no tribunal até os 75 anos, idade limite para aposentadoria compulsória dos conselheiros.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here