Um grupo de 183 entidades empresariais de Santa Catarina divulgou nota, nesta segunda, em que afirma que o Brasil está a caminho de virar uma Venezuela. O manifesto cita o aumento do IOF pelo governo Lula num contexto de “recentes acontecimentos que vêm tornando a vida dos cidadãos brasileiros um verdadeiro inferno”.
“A sociedade civil, acuada, não consegue dar conta dos desafios impostos por aqueles que nos governam, ao passo que parte substancial de nossos ‘representantes do povo‘ age ativamente para a preservação de seus próprios interesses”, diz a carta das entidades catarinenses.
“Está ficando cada vez mais evidente que o Brasil caminha a passos largos rumo a venezuelização da população”, segue o texto. Os empresários reclamam que a a máquina pública no Brasil “incha ao ponto do insustentável”.
“Para fazer frente à despesa que não para de subir, nossos mandatários recorrem à eterna solução fácil de elevar a carga tributária que já é, para surpresa de zero pessoas, a maior do mundo”, diz.