Foto: frame/Instagram Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou na noite de sábado (16) um vídeo nas redes sociais em que aparece plantando sementes de uva no Palácio da Alvorada e se dirige diretamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A gravação foi feita pela primeira-dama, Janja da Silva, conforme crédito no post.

Durante o ato simbólico, Lula afirmou que “estava plantando comida e não plantando violência e ódio”. Ele disse esperar receber Trump um dia na residência oficial para uma conversa sobre “a realidade brasileira”.

No vídeo, Lula reforçou que a produção nacional não será comprometida pelas medidas de Washington. “Não adianta o presidente Trump taxar a uva brasileira. Se for necessário, ela vai para a merenda escolar”, declarou.

A fala ocorre no momento em que o Brasil é alvo de tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre a importação de diversos produtos, incluindo café e frutas. A medida atinge especialmente os setores agrícola e alimentício.

Lula também aproveitou para convidar Trump a conhecer “a qualidade do povo brasileiro”, ressaltando que o país mantém relações abertas com diferentes nações, mesmo aquelas que enfrentam conflitos diplomáticos entre si, como Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.

Desde a entrada em vigor do tarifaço, o governo brasileiro tenta abrir diálogo por vias diplomáticas e oficiais, mas ainda não encontrou representantes norte-americanos com autonomia para negociar.

Internamente, alguns setores defendem que Lula faça uma ligação direta para Trump. No entanto, integrantes do governo afirmam que não há garantias de que o contato telefônico seria recebido de forma adequada pelo presidente norte-americano.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here