Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um novo revés, atingindo a pior marca já registrada em todos os seus mandatos. Segundo levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14), apenas 24% da população aprova a gestão do petista, enquanto a reprovação alcançou 41%. Outros 32% dos entrevistados classificam o governo como regular.

O levantamento, realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro, ouviu 2.007 eleitores em 113 municípios de diferentes regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números revelam uma queda expressiva na aprovação de Lula em relação à última pesquisa do Datafolha, realizada em dezembro de 2024, quando 35% da população considerava o governo como “ótimo ou bom”. Naquela ocasião, a reprovação era de 34% e 29% avaliavam a gestão como regular.

Até então, o pior desempenho de Lula em pesquisas do Datafolha havia sido registrado em 2005, durante a crise do mensalão, quando sua aprovação chegou a 28%.

IPEC

Nova pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada neste sábado (15), revela que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Em setembro do ano passado, esse porcentual era um pouco menor: 58%.

De acordo com o Ipec, 35% acreditam que ele deve, sim, buscar a reeleição, ante 39% no mês de setembro. O levantamento constatou que há rejeição ao projeto de reeleição do petista até mesmo entre os seus apoiadores: cerca de três em cada dez eleitores que votaram em Lula no segundo turno do pleito de 2022 acham que ele não deveria tentar um quarto mandato.

Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, o índice salta para 95%, quase um consenso. Já entre os que anularam ou votaram em branco, chega a 68%. O Ipec foi a campo entre 6 e 10 de fevereiro e entrevistou 2 mil pessoas em 131 municípios diferentes.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança utilizado é de 95%.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here