O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará amanhã (26), o recurso que pode levar à cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e de seu vice, Edison Damião (Republicanos). O julgamento, que será o primeiro item da pauta, é aguardado há mais de um ano e trata de condenações por crimes eleitorais nas eleições de 2022, conforme decisão anterior do TRE-RR.
A sessão ganhou viabilidade após a recomposição do plenário do TSE, com a posse dos ministros Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques, o que permitiu retomar casos pendentes, segundo a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia. A relatora do caso, ministra Isabel Galotti, já havia recebido o processo, mas a análise foi adiada anteriormente por falta de quórum.
Caso o TSE confirme a cassação de Denarium e Damião, novas eleições deverão ser convocadas em Roraima. Até a realização do novo pleito, quem assumirá o governo do Estado será o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado estadual Soldado Sampaio.
Nos bastidores, especula-se sobre conversas informais entre membros do Progressistas e ministros do TSE, o que gerou certa apreensão sobre eventuais pedidos de vista. Entretanto, a expectativa é de que a decisão seja tomada ainda este mês.