Foto: SupCom ALE-RR

Judocas do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) dos polos Buritis e Senador Hélio Campos (SHC) competiram pela primeira vez, nesta quarta-feira (23), na Copa Fejurr de Judô, categorias masculina e feminina, de 6 a 14 anos. A competição segue nesta quinta (24) para atletas de 15 anos a sênior.

Os alunos de judô do CCJuv nunca haviam participado de nenhum tipo de campeonato. Conforme a instrutora do polo SHC, Anna Carolina Ramos, nas últimas semanas, judocas de ambos os polos foram treinados especificamente para esta competição.

“Tivemos que começar do zero com eles, porque todos são faixa branca. Então foram feitos treinos de luta no tatame para que perdessem o nervosismo e chegassem preparados. Esse momento hoje foi muito importante, pois daqui poderão sair futuros ganhadores, quem sabe de um campeonato brasileiro e até sul-americano. Pela dedicação deles, poderemos ter esse retorno”, destacou.

Pensamentos positivos

Ítalo Calebe Sousa, de 12 anos, faz judô há apenas três meses no CCJuv e espera levantar o troféu na sua categoria. “Aprendi muitas coisas no treino e vou tentar colocar tudo em prática hoje. Estou muito ansioso, mas feliz ao mesmo tempo com a possibilidade de levar o título pra casa”, disse.

A judoca Glendelly Kelly Teixeira, de 12 anos, também entrou na modalidade este ano. Mesmo recente no exporte, não escondeu a vontade que tem em não apenas competir, como também vencer.

“Estou aqui para lutar e ganhar. Vim com meus tios e mais duas primas, e eles estão torcendo muito por mim. Durante as aulas, aprendi sobre golpes, tipos de lutas e como imobilizar o adversário. Estou nervosa por ser minha primeira competição, mas sentindo que vou conseguir”, contou animada.

Apesar da pouca idade, o aluno Saturno Souza, de 10 anos, já é veterano no esporte. O menino contou que é focado nos treinos, mas também se diverte aprendendo os golpes. “A sensei nos aconselhou a não forçar muitos golpes no início, para termos resistência durante o campeonato. Estou ansioso e esperançoso também”, frisou.

Para a mãe de Saturno, a autônoma Miriam Souza, é gratificante ver o filho no tatame, pois ele estuda e se dedica ao esporte, que pratica há um ano.

“Estou muito feliz. Ele é um menino inteligente, que ama e se doa pelo judô. Estou muito orgulhosa pelo fato de ter chegado até aqui. Por causa do judô, ele se tornou mais centrado, se sai bem na escola, é mais participativo em outras atividades. Enfim, isso foi graças ao esporte, que o transformou”, avaliou a mãe.

Tradição

A Federação de Judô de Roraima (Fejurr) realiza a competição há 33 anos em Boa Vista. Conforme o presidente da entidade, o sensei Paulo Ferreira, os pais devem incentivar seus filhos à prática esportiva, inclusive ao não ter medo de deixá-los competir.

“A competição saudável é muito importante na vida das crianças, porque eles não irão parar de competir em outras áreas da vida. A gente faz essa formação há mais de 30 anos. Várias pessoas que por aqui passaram, estão trazendo seus filhos agora. Esperamos fazer uma festa muito bonita para os participantes e suas famílias”, ressaltou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here