A ocupação e a invasão ilegais desenfreadas de propriedades privadas em Roraima motivou a deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) a protocolar na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um projeto de lei que instituí no Estado, o “Abril Amarelo”. Trata-se do mês dedicado às ações de conscientização sobre a problemática, tanto com a população, quanto com as autoridades policiais caso aviste movimentação de invasão em tais áreas.
Segundo a parlamentar, a proposição destaca como base prioritária a união de proprietários de terra, produtores rurais, vizinhos, amigos e família para a montagem de acampamento permanente para evitar o problema.
“É nosso dever chamar a atenção da população para denunciarem as autoridades policiais, qualquer movimento suspeito referente a invasões e ocupações de terras e propriedades privadas, que infelizmente se tornou uma prática corriqueira em Roraima. Vale ressaltar que tal matéria prioriza somente as ações de conscientização, pois a proteção dos bens privados não se limita somente aos interesses individuais, mas coletivos, pois toda a ação terá que contar com presença do policiamento para garantir de forma pacífica a ordem em Roraima”, destacou Joilma.