Foto: Ascom parlamentar

A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), um projeto de Lei que institui o Programa de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Primeira Infância, visando a conscientização de crianças no Estado de Roraima.

A matéria visa sensibilizar e educar crianças desde os seis primeiros anos de vida sobre a importância do respeito e da não violência contra a mulher. “A ideia é que seja utilizada uma linguagem adequada e métodos pedagógicos, em conformidade com a faixa etária da criança, no sentido de fazer com que ela compreenda que a violência contra a mulher deve ser prevenida e combatida”, explicou Joilma.

A proposição também prevê a capacitação e a atualização de educadores, profissionais da primeira infância e responsáveis, incluindo creches e escolas públicas e privadas do Estado, para que abordam o tema de forma abrangente, natural e progressiva, respeitando o desenvolvimento das crianças e contribuindo para a construção de uma cultura de igualdade e respeito.

“O Painel de Monitoramento da Primeira Infância, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, indica que meninas de até 6 anos são as principais vítimas de abuso sexual, muitas vezes dentro do próprio ambiente familiar. A partir do momento que estabelecemos mecanismos de prevenção, identificação e enfrentamento à violência contra essas crianças – por meio da conscientização – conseguiremos mudar essa triste realidade em Roraima”, finalizou a deputada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here