O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado de Roraima nesta segunda-feira, 10, com previsão de persistência até as 10h de terça-feira, 11. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia. Além disso, há possibilidade de ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h.
O alerta aponta um baixo risco de eventos como corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Em 7 de março, a capital Boa Vista registrou 196 mm de chuva em 12 horas, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIO). O acumulado até o sábado, 8, chegou a 218 mm, o que representa três vezes a média de precipitação esperada para todo o mês de março, que é de 66 mm. Esse volume de chuva causou sobrecarga no sistema de drenagem da cidade, resultando em alagamentos em diversas áreas.
A Central 156 de Boa Vista registrou 18 ocorrências relacionadas à limpeza de bocas de lobo e intervenções da Patrulha da Chuva. As demandas foram encaminhadas para a Prefeitura, que atuou para garantir a limpeza e manutenção do sistema de drenagem. A Prefeitura também retirou 9 toneladas de entulho das ruas e bueiros no sábado, 8. Apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil não foi acionada, e não foram registrados casos de vítimas ou danos estruturais significativos.
Equipes da Patrulha da Chuva e da Defesa Civil continuam monitorando e realizando ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas na cidade.