Foto: Instagram CIR

Em protesto contra a aprovação da PEC do Marco Temporal no Senado, manifestantes indígenas realizam, na manhã desta quarta-feira 10, bloqueios simultâneos em dois pontos de rodovias federais que cortam Roraima. As interdições ocorrem na BR 174, no município de Pacaraima, nas proximidades da comunidade indígena Sabiá, e na BR 432, no acesso à comunidade Tabalascada.

Segundo o Conselho Indígena de Roraima, os atos começaram por volta das 7h e integram uma mobilização organizada após a votação da proposta no Congresso. A previsão informada pelas lideranças é de que os bloqueios sigam até a sexta-feira 12.

Em publicações nas redes sociais, o CIR informou que a manifestação é uma resposta direta à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 48, que trata do Marco Temporal. A entidade afirma que a medida altera o artigo 231 da Constituição Federal e estabelece como critério para reconhecimento das terras indígenas a ocupação até 5 de outubro de 1988.

Ainda de acordo com o conselho, a aprovação contou com os votos dos três senadores de Roraima, entre eles o autor da proposta, o senador Hiran Gonçalves, além de Mecias de Jesus e Chico Rodrigues.

O CIR também informou que, durante a sessão de votação no Senado, uma comissão formada por lideranças indígenas tentou acompanhar a deliberação da proposta no plenário, mas foi impedida de acessar o local.

Outra publicação destaca que a mobilização em Roraima faz parte de um movimento nacional em defesa dos direitos territoriais dos povos indígenas. No estado, os atos incluem manifestações simbólicas, com cantos e danças tradicionais realizadas às margens da BR 174.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here