A Polícia Civil de Roraima prendeu, nesta segunda-feira (21), um idoso de 75 anos condenado por extorsão e com mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela Justiça de Mato Grosso. A captura ocorreu no município de Alto Alegre, após ele ter sido encontrado em estado grave de saúde e vivendo em condições precárias em uma fazenda na região do Boqueirão.
O mandado, válido até 2038, foi expedido pela Comarca de Guiratinga (MT). A prisão foi efetuada pela equipe da Delegacia de Alto Alegre assim que o idoso recebeu alta médica em Boa Vista, para onde havia sido levado no dia 9 de julho por uma equipe do SAMU.
“O mandado foi cumprido hoje. Ele foi ouvido no inquérito que apura a situação em que ele próprio figura como vítima, por possível submissão à condição de trabalho análogo à escravidão. Aproveitamos a oportunidade para dar cumprimento ao mandado judicial”, informou o delegado Vinícius Quadros, responsável pela investigação.
O idoso passou por audiência de custódia e foi encaminhado à Cadeia Pública de Boa Vista. A Justiça de Mato Grosso foi informada da prisão e vai decidir sobre uma eventual transferência.
Investigação paralela
Embora a prisão tenha sido motivada pelo mandado de extorsão, a polícia também apura se o idoso era mantido em situação de trabalho análogo à escravidão na fazenda onde foi localizado. Ele trabalhava como vaqueiro e vivia sem acesso contínuo à água potável, sem energia elétrica e com alimentação limitada.
“Ele tinha certa autonomia, se deslocava quando precisava e recebia um pagamento. Mas as condições em que vivia indicam, sim, possíveis elementos do crime. Precisamos avaliar melhor todos os aspectos antes de concluir o inquérito”, afirmou o delegado.
A investigação segue em andamento.