Um homem de 64 anos, identificado como P. F. A., foi preso preventivamente na última quinta-feira (10) em Alto Alegre, interior de Roraima, suspeito de abusar sexualmente de duas meninas com quem mantinha vínculo familiar.
Segundo o delegado titular de Alto Alegre, Vinícius Quadros, o idoso é investigado em dois inquéritos por estupro de vulnerável. As apurações começaram após uma denúncia do Conselho Tutelar local, que acionou a Polícia Civil para investigar os casos.
O delegado detalha que o primeiro caso foi comunicado à Polícia Civil em 2024. “Recebemos o primeiro relato envolvendo uma vítima que tinha entre 8 a 10 anos quando iniciaram os abusos, sobrinha do investigado. Iniciamos imediatamente as investigações, ouvimos testemunhas e reunimos provas que apontaram a gravidade dos abusos. No decorrer do inquérito, identificamos um segundo caso envolvendo outra vítima, neta da ex-esposa do autor, com idade entre 12 e 13 anos na época dos fatos. Diante da existência dessas duas vítimas e do risco de reincidência, representamos pela prisão preventiva do investigado. O pedido foi prontamente aceito pela Justiça, permitindo que ele fosse detido e afastado do convívio social para proteger as vítimas e a comunidade”, afirmou Quadros.
Ambos os inquéritos apuram crimes cometidos com abuso da proximidade familiar e confiança, o que, segundo o delegado, gerou traumas profundos nas vítimas, que ainda enfrentam consequências psicológicas.
No primeiro caso, o investigado já foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) e responde a processo criminal. “São crimes graves e ambas as vítimas enfrentam traumas emocionais. Neste segundo caso o inquérito policial está em fase de conclusão. Após a representação pela prisão preventiva dele, a Comarca de Alto Alegre foi célere em decretar a prisão, que foi cumprida pela Polícia Civil e. Rorainópolis”, disse o delegado.
Após ser preso, P. F. A. passou por audiência de custódia, teve a prisão homologada pela Justiça e foi encaminhado ao sistema prisional.