Um homem de 33 anos é alvo de uma operação nacional que investiga a produção e comercialização de acessórios para armas de fogo fabricados em impressoras 3D. A ação foi realizada nas primeiras horas desta quinta-feira (12) e teve desdobramento em Roraima.
A operação, chamada Shadowgun, é coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
Em Roraima, a ação contou com a participação da Polícia Civil do Estado (PCRR), por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Segundo a polícia, as investigações apontam que o grupo investigado estaria envolvido na produção e disseminação de acessórios e componentes para armas de fogo fabricados por impressoras 3D, o que pode dificultar o controle e o rastreamento desse tipo de material pelas autoridades.
O alvo da investigação no estado é E.R.W.C., de 33 anos, suspeito de adquirir acessórios produzidos por esse tipo de tecnologia. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, no entanto, o investigado não foi localizado.
De acordo com o delegado titular da DRE, Julio Cesar da Rocha, a operação busca desarticular uma rede que atuaria na fabricação e distribuição desses itens para diferentes regiões do país.
No total, foram cumpridos cinco mandados de prisão no estado de São Paulo e 36 mandados de busca e apreensão em 11 estados brasileiros: Roraima, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As investigações seguem em andamento e, segundo a Polícia Civil, novos desdobramentos da operação não estão descartados.








