Um homem foi preso em flagrante neste sábado (12) após tentar aplicar um novo golpe de estelionato digital em uma loja de ar-condicionado em Boa Vista. Ele já havia causado prejuízo anterior ao estabelecimento com uma compra fraudulenta no fim de junho.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a investigação foi conduzida pelo Departamento de Inteligência (Deint) em parceria com a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), após denúncia da gerente de uma loja no bairro Caçari. No dia 28 de junho, uma venda de R\$ 3.976 feita via WhatsApp, em nome de R.W\.O.N., teve o pagamento suspenso por suspeita de fraude.
Na manhã deste sábado, a gerente percebeu uma nova tentativa de golpe, com o uso de outro nome falso, E.L.D. A Polícia foi acionada e passou a monitorar o caso.
Pouco antes das 13h, um motorista de aplicativo de nacionalidade venezuelana, J.G.R.P., foi até uma filial da loja no bairro Buritis para buscar o equipamento. Ele informou que faria a entrega no bairro Asa Branca, onde R.W.O.N. aguardava. O suspeito foi detido no local. Durante a abordagem, os agentes também constataram que havia contra ele um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia.
Em depoimento, R.W.O.N. confessou os dois golpes e afirmou ter vendido os aparelhos a um homem identificado como A.M.C.S. Os policiais localizaram as duas centrais de ar na casa dele, no bairro 13 de Setembro.
Além dos equipamentos, também foram apreendidos um celular e um cartão bancário. O caso segue sob responsabilidade da DERCC.