Foto: Secom RR

Com a proximidade das festas de fim de ano e o início do período de férias, o Hemoraima, Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima, reforçou o alerta para a redução no número de doações de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos negativos. A situação ocorre em um período que historicamente registra aumento na demanda por transfusões devido a atendimentos de emergência.

Entre os tipos com maior necessidade está o O negativo, conhecido como doador universal, por poder ser transfundido em qualquer paciente em situações de urgência. Apesar da importância, apenas cerca de 9 por cento da população brasileira possui esse tipo sanguíneo, o que torna o estoque mais vulnerável a quedas.

“Tendo em vista os grandes feriados, festas natalinas e final de ano, ocorrências de acidentes na cidade, é necessário reforçarmos o estoque, no Hemoraima, principalmente os de fatores negativos. Solicitamos a você que é doador e já está há um tempo sem doar que compareça ao centro, e também você que ainda não é doador, precisamos da sua doação de sangue”, afirmou a assistente social voluntária Terezinha Khan.

De acordo com o Hemoraima, os meses de dezembro e janeiro concentram maior procura por sangue em razão do aumento de acidentes e procedimentos de urgência, o que torna a manutenção dos estoques um desafio recorrente nesse período.

Motivada por uma campanha promovida em sua igreja, a dona de casa Dorilene Silva, de 50 anos, decidiu fazer sua primeira doação. “Já faz tempo que eu queria doar sangue, só que eu nunca tive tempo de vir. E agora, como eu estou de férias, eu aproveitei a oportunidade pra salvar vidas, porque doar é amor”, relatou.

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, que estejam alimentadas e tenham dormido ao menos seis horas na noite anterior à doação. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. No caso de tutor legal, é necessário apresentar consentimento formal dos responsáveis. Após o cadastro, o doador passa por entrevista e triagem. Não havendo impedimentos, é encaminhado para a coleta, que dura cerca de dez minutos.

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98404 9593.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here