Eleito pelo estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) utilizou dinheiro da Câmara para custear voos a Boa Vista, Roraima. As viagens ao estado, a mais de 3,4 mil quilômetros da capital fluminense, chamam atenção não pela distância, mas pelo nome do parlamentar ser ventilado para disputar o Senado em 2026 por um estado da região Norte.
Entre 2023 e 2024, a Câmara emitiu 13 passagens aéreas, em nome do deputado, que com origem no Aeroporto Internacional de Brasília e destino ao Aeroporto Internacional de Boa Vista. Os bilhetes custaram mais de R$ 18 mil à Câmara.
A emissão das passagens foi custeada com recursos da cota parlamentar. O regimento interno da Câmara define que os gastos reembolsados devem ser exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar.
Em nota, o gabinete de Helio Lopes afirmou que, conforme a Constituição Federal, os deputados federais “representam o povo brasileiro em sua totalidade, não estando restritos ao seu estado de origem”. “Além disso, de acordo com o ato da mesa n° 43, que versa sobre as cotas parlamentares, todo parlamentar pode emitir passagens para qualquer unidade da federação, inclusive para o exterior, para o cumprimento das atividades legislativas”, destacou.
Em uma viagem ao estado, em dezembro de 2023, Helio se reuniu na sede regional de Roraima do Partido Liberal com pré-candidatos. “Foi um momento único, o deputado Helio explanou a experiência no parlamento brasileiro e sobre a força do partido em todos os estados”, destacou a sigla em postagem nas redes sociais.
Em entrevista a uma rádio de Boa Vista em março deste ano, Helio tratou da articulação do PL para as Eleições de 2024 e detalhou a aposta que o partido tem no estado, diante da expressiva votação no segundo turno das eleições de 2022 — na ocasião Jair Bolsonaro (PL) garantiu mais de 76% dos votos válidos no estado. “[Roraima] é o estado mais conservador do Brasil. É o estado que acredita em Deus, pátria, família e liberdade”, disse.