O deputado Coronel Chagas (PRTB) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta terça-feira (16), para celebrar anúncio feito pelo Governo da Guiana de investir R$ 5 bilhões na pavimentação de estrada que vai conectar as cidades de Lethem a Linden, chegando à capital Georgetown.
Segundo o parlamentar, o governo guianense anunciou o investimento para a pavimentação de 500 quilômetros de estrada ligando duas das principais cidades do país, Lethem a Linden, chegando à capital Georgetown, a cerca de 600 quilômetros da fronteira com o Bonfim, município roraimense.
“É um anúncio importantíssimo, evidentemente não só para a Guiana, mas para o Brasil e, especialmente, para Roraima e para o município de Bonfim. É a superestrada da Guiana que pode transformar o município em porta de entrada para o desenvolvimento da Amazônia”, destacou o deputado.
A obra, segundo Chagas, tem potencial para mudar a realidade econômica e social não apenas da cidade fronteiriça, mas de todo o Estado de Roraima e até do país. Ele acrescentou que o investimento permitirá reduzir o tempo de transporte logístico até o Atlântico Norte de 21 dias para apenas 48 horas, encurtando custos e abrindo novas oportunidades para o agronegócio.
“Hoje, produtos como soja e milho, produzidos principalmente no Centro-Oeste, levam pelo menos três semanas para chegar aos grandes mercados consumidores. Com esse asfalto anunciado pela Guiana, interligando o Brasil através de Bonfim com o porto de águas profundas de Georgetown, esse tempo cai para 48 horas. É uma diminuição considerável”, explicou.
Para o município de Bonfim, com pouco mais de 13 mil habitantes, a obra representa oportunidades diretas de geração de empregos e crescimento econômico. O deputado ressaltou ainda que a produção agrícola roraimense, como melão e melancia, também ganhará acesso facilitado a novos mercados.
“Nós teremos impactos imediatos para a população, como mais empregos durante e após a construção da rodovia, melhor escoamento da produção agrícola, serviços mais baratos e diversificados pela redução dos custos de transporte, além de uma maior integração cultural e turística”, acrescentou.
A expectativa é que Roraima se torne um corredor logístico da Amazônia, conectando o agronegócio, a mineração legalizada e o comércio local a novos destinos. O porto de águas profundas em Palmyra, na Guiana, poderá reduzir a dependência do eixo Sul-Sudeste do Brasil.
Ainda na tribuna, o deputado afirmou que os benefícios vão além das fronteiras estaduais e podem reforçar a soberania da Amazônia, ao diversificar canais logísticos e fortalecer a presença do estado em áreas de fronteira. No entanto, também alertou para os desafios.
“Apesar do otimismo, especialistas apontam a necessidade de um licenciamento ambiental correto para evitar danos irreversíveis à floresta, além da infraestrutura de apoio em Bonfim e nas rodovias federais, como a BR-401, que precisam estar em boas condições para suportar o aumento do fluxo. Também é fundamental adotar políticas de inclusão social, garantindo que as comunidades locais sejam beneficiadas e não apenas as grandes empresas”, ponderou.
O parlamentar ressaltou que a expectativa em Bonfim é grande, principalmente entre agricultores, que sonham em ver sua produção alcançar mercados maiores.
“No Bonfim, nós temos o melhor melão do Brasil, as melhores melancias e a maior produção de grãos do estado. Se bem aproveitada, essa estrada pode transformar Bonfim em um verdadeiro portal de desenvolvimento”, disse.
Ao encerrar o pronunciamento, Coronel Chagas reforçou que a obra é mais do que uma simples estrada, sendo uma promessa de futuro para Roraima, o Brasil e a própria Amazônia.
“Finalmente, essa superestrada da Guiana é mais do que uma obra de infraestrutura. Para Bonfim e para Roraima, é a promessa de futuro para todos, a chance de integração para o Brasil, um novo caminho rumo ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, concluiu.