Foto: arquivo/William Roth

O Governo Federal afirma que o período de estiagem em 2024 será o mais severo em 20 anos em Roraima, Amazonas e alguns municípios de outros estados da região. Por isso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) aprovou o repasse de R$ 11,7 milhões para combater a seca na Amazônia.

A verba foi destinada para ações da Defesa Civil de Roraima e Amazonas. O MIDR reconheceu estado de emergência em 53 municípios dos dois estados, além de cidades do Acre e de Rondônia.

“Está prevista para a próxima semana uma reunião com os governadores dos estados que passam pelo problema. Reconhecemos várias situações de emergência e liberamos recursos para ajuda humanitária em alguns municípios”, disse o ministro da pasta, Waldez Góes.

Seca em Roraima 

Em março deste ano, o governo de Roraima decretou situação de emergência em 14 dos 15 municípios em razão da seca. De acordo com o decreto, o período prolongado de chuvas abaixo da média causava prejuízos à agricultura e pecuária, incêndios florestais e danos aos animais, à floresta e à população. O decreto autorizou a contratação de pessoal para atender à “necessidade temporária e excepcional”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here