Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo de Roraima. Foto: Secom RR

Roraima aparece entre os estados que menos aplicam recursos em áreas estratégicas, de acordo com o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados e DF, referente ao 4º bimestre de 2025. O documento foi divulgado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira, 21.

O estado destinou apenas 2% da receita total a investimentos, um dos índices mais baixos do país. O mesmo percentual foi registrado em Rondônia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os maiores níveis de investimento foram observados no Piauí, com 17%, seguido por Espírito Santo, com 13%, e pelos estados do Pará e Maranhão, ambos com 11%.

No caso das despesas com Previdência Social, Roraima também figura entre os últimos colocados. Apenas 4% do total das despesas do estado foram direcionadas para essa área. O Amapá aparece com 0% e São Paulo com 9%. Já os maiores percentuais foram registrados no Rio Grande do Norte, com 37%, no Rio de Janeiro, com 26%, e no Rio Grande do Sul, com 25%.

O relatório do Tesouro Nacional aponta ainda que todos os estados tiveram aumento nas despesas correntes no 4º bimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Em 18 das 27 unidades da Federação, o crescimento das despesas superou o das receitas. Alagoas e Goiás lideraram esse aumento, com altas de 22% e 21%, respectivamente.

As informações do levantamento são baseadas nos dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, o Siconfi, que reúne as prestações de contas de todos os poderes estaduais, incluindo o Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here