A Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista integrou nesta sexta-feira, 3, a “Operação Soberania”, uma ação conjunta com forças de segurança estaduais voltada para o combate a práticas ilícitas, fiscalização de estabelecimentos e reforço da segurança em áreas estratégicas da capital.
Segundo o Secretário Municipal Adjunto de Segurança e Ordem Pública, Inspetor Geral Wilson Francisco, a presença da GCM em operações como essa é essencial e destaca a preparação dos agentes para atuar em diversas frentes, em apoio à segurança da população boa-vistense.
“Participaram 25 guardas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), do Grupo Tático Municipal (GTAM) e do Canil, com quatro viaturas e três motocicletas. Durante esse trabalho os agentes utilizaram câmeras corporais, que garantem mais transparência e segurança jurídica tanto para os agentes quanto para os cidadãos abordados”, explicou.
A ação ocorreu no entorno da Rodoviária Internacional de Boa Vista, localizada na Avenida das Guianas, no bairro 13 de setembro e se estendeu a outros bairros do Centro e da zona Oeste da cidade. Praças, bares e áreas comerciais foram os focos do patrulhamento ostensivo, de abordagens e verificação de irregularidades.
Já a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) fiscalizou o funcionamento de comércios e contribuiu para o cumprimento da legislação municipal.
Balanço
Ao todo, foram abordadas cerca de 150 pessoas e 40 veículos. Duas pessoas foram conduzidas: um albergado que descumpria o horário de recolhimento e um indivíduo flagrado oferecendo bebida alcoólica a menores de idade.
Além da GCM, participaram da operação agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), representantes do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Estado da Segurança Pública.