Foto: Reprodução/PCRR

Um dos criminosos mais perigosos e procurados de Roraima, M. D. M., de 23 anos, foi recapturado nesta terça-feira, (1º), numa ação integrada entre a Polícia Civil de Roraima (PCRR), e a Divisão de Inteligência Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). O homem tem por especialidade atravessar veículos roubados em Roraima e vender na Guiana. Ele foi localizado no bairro Distrito Industrial, zona Oeste da capital, juntamente com sua companheira, F. C. S., de 18 anos.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT), Leonardo Michell, com 19 registros criminais, que incluem roubo majorado, receptação, estupro, sequestro, violência doméstica e tentativa de homicídio, inclusive com condenações em alguns processos, o foragido era considerado de altíssima periculosidade e estava foragido do sistema prisional desde outubro de 2024, quando não retornou de uma saída temporária. A maioria dos crimes tem ligação a furtos e roubos de veículos, principalmente motocicletas, em Boa Vista.

Ainda segundo o delegado, as investigações indicam que o suspeito fazia parte de uma rede criminosa transnacional.

“Antes de sua fuga, em um dos interrogatórios que fizemos com ele,
M. D. M., confessou ter participado em, ao menos 50 crimes de furtos e roubos de motocicletas, principalmente no período da pandemia da Covid 19, em que os alvos principais eram entregadores. Muitos desses veículos foram levados para a Guiana, onde foram comercializados ilegalmente”, detalhou o delegado.

A equipe da DRRFVAT já monitorava o foragido há meses. No dia da captura, a polícia recebeu informações de que ele estaria se deslocando até a capital para buscar uma nova motocicleta destinada à venda no país vizinho. As investigações apontaram que, inicialmente eles estariam no bairro Bela Vista e, com o apoio da DICAP, os agentes os abordaram em via pública, já no Distrito Industrial.

“Ele estava acompanhado da namorada que foi ouvida na DRRFVAT. As investigações apontaram que ele atuava como parte de uma organização criminosa: enquanto comparsas realizavam os furtos e roubos em Boa Vista, ele era o responsável por atravessar os veículos pela fronteira até a Guiana, onde já tinha contatos para a venda”, revelou Michell.

Prisão do Foragido

Durante a tentativa de abordagem na noite de ontem, o foragido tentou escapar correndo e fez menção de sacar uma arma da cintura. Diante da ameaça e do histórico violento do foragido, os policiais reagiram e o atingiram com um disparo na perna.

Após a contenção, o resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) foi acionado e encaminhou o suspeito ao Hospital Geral de Roraima (HGR), onde recebeu atendimento médico. Após ser liberado, ele passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi entregue à DICAP, onde permanece à disposição da Justiça.

“Foi uma ação técnica, rápida e necessária. Considerando o histórico violento do suspeito, a atitude dos agentes foi proporcional à ameaça iminente. Felizmente, conseguimos preservar a vida de todos os envolvidos”, explicou Leonardo Michell.

O delegado da DRRFVAT destacou que, durante o período em que esteve foragido, o criminoso utilizava perfis falsos em redes sociais para se esconder e manter o relacionamento com a companheira, também investigada por participação nos crimes. A jovem de 18 anos teria facilitado a fuga e o comércio das motocicletas na região de fronteira, além de ter familiares com dupla cidadania, o que favorecia o trânsito ilegal entre Brasil e Guiana.

“Estamos retirando de circulação um indivíduo extremamente perigoso, reincidente e que vinha desafiando as instituições de segurança. Seguiremos firmes no combate ao crime organizado”, concluiu o delegado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here