Foto: Secom/RR

O Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR) realiza até 23 de abril a Operação Especial de Páscoa. A ação visa garantir que produtos típicos do período, como ovos de chocolate, bombons, colombas pascais e brinquedos infantis, estejam em conformidade com as normas do Inmetro.

De acordo com a presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, a iniciativa busca proteger o consumidor. “Neste momento, até o dia 23, nossas equipes estão não apenas na capital Boa Vista, mas também no interior do Estado. Estamos atentos para assegurar que não haja prejuízos ao cidadão roraimense em uma data em que o consumo aumenta significativamente”, afirmou.

A fiscalização verifica informações obrigatórias nas embalagens — como peso líquido, validade, composição e faixa etária no caso de brinquedos — além de conferir se o peso real dos produtos corresponde ao informado. A higiene e segurança dos itens são fiscalizadas pelas vigilâncias sanitárias dos municípios.

O diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem-RR, Jackson Medeiros, explicou que operações especiais são intensificadas em períodos de maior consumo. “A gente vem fazendo fiscalização durante o ano todo. Em determinados períodos do ano, quando são comercializados certos tipos de produtos em maior quantidade, a gente faz as operações especiais, como esta da Páscoa em que estamos averiguando comércios que vendem ovos de Páscoa e outros itens.”

Ele reforçou a importância da certificação dos brinquedos. “Nessa época as crianças são muito presenteadas com ovos de temática infantil que vêm acompanhados de brinquedos, e o Ipem-RR também verifica esses produtos para verificar se eles possuem o selo do Inmetro. Esse ‘selinho’ vai comprovar que aquele brinquedo passou por uma fábrica, está em conformidade e atendendo a todos os padrões e pode ser comercializado com segurança para a população.”

O instituto orienta os comerciantes a manterem a nota fiscal dos produtos, evitando sanções. “Estamos aqui para garantir que a quantidade esteja de acordo com o apontado na embalagem”, disse Jackson. “E o consumidor pode colaborar com essa operação. No momento em que ele vir algo que esteja irregular ou tenha dúvida, ele pode entrar em contato com o Ipem. É uma maneira de resguardar os próprios direitos”, completou.

Denúncias e dúvidas podem ser encaminhadas pelo telefone (95) 98418-6916, pelo site oficial ou redes sociais do Ipem-RR. O órgão funciona das 7h30 às 13h30, na Av. Surumu, 1719, bairro São Vicente, em Boa Vista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here