A Fiocruz, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 36 (trinta e seis) vagas para atuação no Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CRDHYY) e no Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY), em Boa Vista, Roraima. Os profissionais apoiarão no combate à violação aos direitos humanos dos povos Yanomami e Ye’kwana.
O objetivo do projeto é aplicar mecanismos para mitigar essa problemática e apoiar a implementação dos Centros, que prestarão atendimento aos indígenas, por meio de equipe multiprofissional especializada. Os centros também irão atuar em articulação com as redes de proteção e garantia de direitos na formação dos agentes públicos locais que trabalharão nos diversos aparelhos públicos no atendimento das demandas psicossociais e de saúde que afetam esses povos originários.
O processo seletivo é destinado às seguintes vagas: advogado(a), antropólogo(a), assistente social, coordenador-geral do CAICYY, coordenador de apoio do CRDHYY, coordenador-técnico do CAICYY, enfermeiro(a), psicólogo(a), técnica(o) de enfermagem, assistente administrativo, articulador(a) social, educador(a) social, recepcionista, motorista e intérprete/tradutor(a). A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 7 mil, de acordo com o cargo pretendido.
O prazo para cadastro de currículos vai até o dia 17/04/2025 e o resultado será divulgado em 22/04/2025. A inscrição pode ser feita no site da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).
A iniciativa é fruto do projeto Fortalecimento das Políticas de Defesa e de Promoção dos Direitos Humanos para os Povos Indígenas do Estado de Roraima, TED 01/2024, firmado entre a Fiocruz e o MDHC. A execução do projeto tem apoio da Fiotec.
Mais informações estão disponíveis aqui.