A Feira Roraimense de Quadrinhos foi um dos destaques no último fim de semana na segunda edição do Prêmio Mapinguari de Quadrinhos, na categoria “Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ“. Organizado pela Norte em Quadrinhos, o evento destaca talentos do segmento na região.
A premiação busca também incentivar a produção e a disseminação de histórias em quadrinhos que reflitam a identidade e as particularidades da Amazônia. Para o quadrinista Rhafa Porto, uma das mentes à frente da Feira Roraimense de Quadrinhos, o prêmio reforça o trabalho desenvolvido no Estado pelos artistas.
“Como entidade FEIRA, nos sentimos muito gratos desde a indicação. E ganhar o prêmio foi uma consagração de um trabalho árduo que está sendo visto e celebrado. Como pessoa, a sensação é de ‘copa do mundo’. Agora é estourar o champanhe e festejar. O prêmio é nosso!”, comemorou o quadrinista.
Em abril de 2025, a feira chegou à sua 4ª edição e contou com a presença de quadrinistas renomados, dentre e fora da região norte. Além disso, a iniciativa faz parte do Circuito Amazônico de Quadrinhos, cujo objetivo é valorizar a produção na região norte do país para o maior número pessoas possíveis e ampliar a conexão entre artistas e fãs a nível nacional.
Porto ressalta que o evento esse ano foi um sucesso, o que impulsiona todos os idealizadores a continuarem produzindo e organizando outras feiras. “A edição 2025 foi incrível. A maior e melhor desde 2023. Foi tudo muito positivo e gratificante. Já estamos nos preparativos para 2026, 2027, para mais cinquenta anos”.
O Prêmio — Criado em 2022 pelo portal Mapingua Nerd, o Prêmio Mapinguari de Quadrinhos contou com mais de 100 inscritos em oito categorias, destacando a diversidade e a riqueza da produção local: Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Arte-finalista, Melhor Colorista, Melhor Webquadrinho ou Webtirinha, Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ e Melhor Quadrinho. O evento contou ainda com apoio da Prefeitura de Manaus e da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult).