Na noite deste domingo (30), o Fantástico cometeu dois erros geográficos e revoltou nos telespectadores dos estados de Roraima e Rondônia nas redes sociais. Os erros surgiram durante reportagem publicada pelo programa dominical em que denuncia que toneladas de mercúrio têm entram clandestinamente no país, por Roraima, para abastecer garimpos ilegais.
Ao sinalizar o município de Bonfim, a arte no mapa abreviou Roraima com a sigla RO, que se refere a Rondônia. A sigla correta é RR.

Logo em seguida, um novo erro: quando Roraima foi citado, a reportagem sinalizou Boa Vista como capital do Amapá ao localizar Roraima.
Os erros revoltaram os telespectadores dos estados: “Fantástico sempre a mesma coisa, Boa Vista em RO, agora Roraima no Amapá foi a primeira vez”, escreveu um telespectador no Twitter. “Pela milésima vez Roraima virou Rondônia nos mapas da TV”, disse outra internauta.
Pela milésima vez Roraima virou Rondônia nos mapas da TV #Fantastico
— Thaisᶜʳᶠ (@eithaais) August 31, 2020
#Fantastico sempre a mesma coisa, Boa Vista em RO, agora Roraima no Amapá foi a primeira vez. pic.twitter.com/ZSGrlo9DuN
— Paulo Marcelo de Oliveira (@paulomarcelo79) August 31, 2020
É #Fantastico pic.twitter.com/SNRu1oBCqy
— Carol Fontenele (@CarolFontenele8) August 31, 2020
E Roraima que no mapa do #Fantastico
fica no território do Amapá, ou Amapá é o Roraima ou Roraima é Amapá….buguei pic.twitter.com/VSU8ug19Vy— pré-adolescente (@nadsonamaral) August 31, 2020