Dois homens foram detidos pela Polícia Militar de Roraima na manhã de domingo, dia 7, durante uma tentativa de roubo de 36 animais em uma fazenda na região da vicinal 3 do Roxinho, na zona rural do município de Iracema. A ocorrência envolveu ainda outros quatro suspeitos que também foram levados à Delegacia da Polícia Civil.
A corporação foi acionada por volta das 9h30, após a denúncia de que dois homens armados estavam no local em um veículo Fiat Argo, acompanhados por dois caminhões boiadeiros. Durante deslocamento, a guarnição localizou o carro no km 15 da vicinal 12.
No veículo estavam M.D.L., de 44 anos, e A.C.S.S., de 51 anos. Eles alegaram estar cumprindo uma ordem judicial contra um homem de 42 anos, mas não estavam acompanhados por nenhuma autoridade. Um dos suspeitos apresentou apenas uma decisão judicial impressa.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com A.C.S.S. um simulacro de arma de fogo e um colete balístico. Com M.D.L. foi apreendida a quantia de R$ 7.100 em dinheiro. Questionados sobre a retirada dos animais, os suspeitos informaram que o gado estava a caminho nos caminhões.
Na sequência, os dois caminhões foram abordados e, ao todo, foram contabilizados 36 animais, sendo 22 vacas, 11 bezerros, um touro e dois cavalos. Os motoristas, L.S.N., de 56 anos, e K.M.R.O., de 25 anos, também foram conduzidos à delegacia.
Na unidade policial, outros dois suspeitos já estavam sob custódia da Polícia Civil, sendo K.G.A.D., de 39 anos, e W.S.S., de 23 anos. Uma testemunha relatou que os dois primeiros suspeitos haviam estado na fazenda na quinta-feira anterior, quando se passaram por policiais e disseram estar realizando uma investigação.
Ainda segundo a testemunha, ao retornar à propriedade na manhã de domingo, encontrou o portão e a casa arrombados, além da internet e da energia desligadas para impedir a comunicação. Mesmo com a chegada do proprietário, os animais foram retirados, assim como uma caminhonete Chevrolet S10.
O dono da fazenda afirmou que tentou impedir a saída dos caminhões, mas foi ameaçado com uma arma por um dos suspeitos, que voltou a se identificar como policial e alegou cumprimento de ordem judicial. Todos os envolvidos foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil de Iracema para as providências legais.








