Foto: Willame Sousa

Mais de meio milhão de imigrantes venezuelanos vieram para o Brasil desde 2015, conforme dados da ONU Brasil. A maioria destes homens e mulheres passaram por Pacaraima, cidade roraimense localizada na fronteira com a Venezuela.

Esta realidade se eternizou pelas lentes do fotógrafo Willame Sousa e ganhou forma na Exposição Fotográfica “Olhares Sem Fronteiras – Um retrato vivo da crise humanitária em Roraima”, que estará disponível para população a partir das 19h deste sábado, 20 de dezembro, a 19 de janeiro de 2026, nas dependências do Roraima Garden Shopping, durante o horário de funcionamento do mall.

A proposta da exposição é mostrar histórias, esforços e luta pela sobrevivência de quem largou tudo no seu país de origem para fugir da guerra civil e da fome. Sob a curadoria de Wellmar Roth, a mostra reunirá 20 fotografias registradas nos dois últimos anos.

“É uma década que a gente se habituou a ouvir o ‘portunhol’, infelizmente a ver pessoas em situação de extrema pobreza nos sinais, pedindo, vendendo coisas, mas que também a gente se habituou a ver como essas pessoas conseguem ainda preservar um pouco da humanidade. São seres humanos que foram obrigados, por conta da crise, a migrar, a enfrentar uma outra cultura, um outro idioma e o ‘Olhares Sem Fronteiras’ trata disso, de olhar o outro independentemente da nacionalidade, assim como irmãos aos olhos de Deus, porque todos nós somos irmãos”, declarou Willame Sousa.

As imagens retratam as formas de vida encontradas pelos imigrantes no Brasil, comportamento, cultura, rostos novos e com idade avançada, de jovens que buscam a sobrevivência diante do caos e do preconceito. “O nome pretende justamente fazer com que a gente olhe o outro independentemente da nacionalidade. Olhe o outro como um ser humano que foi obrigado a deixar o país onde nasceu”, revelou o fotógrafo.

Com apoio do Roraima Garden Shopping, a Exposição Olhares Sem Fronteiras foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital executado pelo Governo de Roraima. “Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional do Migrante, o Roraima Garden Shopping uniu amor, solidariedade e força ao receber a exposição. Então, vale a pena contemplar este trabalho muito bonito e sensível”, comentou a analista de Marketing do Garden, Yara Abreu.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here